Você conhece a variedade dos pães?

Você conhece a variedade dos pães?

É hora do nosso ilustre café da tarde! Que tal conhecermos um pouquinho mais a respeito dos alimentos que protagonizam essa refeição? 

Pão branco

Características: conhecido como pão francês ou pão de sal, o pão branco tem seu miolo revestido por uma casca fina e levemente crocante. Este tipo é o mais consumido pelos brasileiros.

Ingredientes: farinha de trigo, água, sal, açúcar e gordura vegetal.

Origem: francesa

Calorias: 135 kcal (unidade)

Croissant

Características: popular entre os franceses, o croissant é feito com massa folhada. “Para quem está de dieta, o melhor é optar por outros tipos de pães menos calóricos e gordurosos. O croissant é feito basicamente de farinha e manteiga”, explica Camila Aroma.

Ingredientes: farinha de trigo, manteiga, açúcar, ovos e sal.

Origem: francesa

Calorias: 196 kcal (uma unidade sem recheio)

 

Baguete

Características: o processo de produção deste pão é igual ao do pão branco, mas a baguete se diferencia pelo formato alongado e pela adição de gergelim.

Ingredientes: farinha de trigo, água, sal, açúcar e gergelim.

Origem: francesa

Calorias: 80 kcal (fatia de 30 g)

 

Pão sírio

Características: também chamado de pão pita, o pão sírio é arredondado e tem uma massa fina e leve. É muito usado no Oriente Médio para comer com as mãos e contém menos quantidade de gordura que o pão branco.

Ingredientes: farinha de trigo, água e sal, açúcar e óleo.

Origem: árabe

Calorias: 90 kcal (unidade)

 

Pão italiano

Características: com a casca mais dura que o pão branco, o pão italiano pode apresentar formato redondo ou alongado, como uma baguete. “Alguns pães têm ingredientes bem parecidos, mas o que muda é o processo de fermentação. E é isso o que faz com que o pão italiano seja mais durinho que os demais”, explica Camila Aroma.

Ingredientes: farinha de trigo, água, açúcar, iogurte, sal e fermento natural.

Origem: italiana

Calorias: 80 kcal (fatia de 30 g)

 

Pão de forma

Características: muito usado para fazer sanduíches ou torradas, o pão de forma tem a textura macia e apresenta versões com ou sem casca. “Pão de forma, em suas variadas formas, é coringa para preparar lanches quentes ou frios. Basta ter criatividade para escolher o recheio”, diz Camila Aroma.

Ingredientes: farinha de trigo, ovos, sal e açúcar.

Origem: variação do pão caseiro, de origem egípcia

Calorias: 78 kcal (uma fatia)

 

Pão de Aveia

Características: rico em proteínas, fibras e ferro, o pão de aveia tem textura parecida com a o pão de forma, mas algumas receitas contêm grãos, que deixam o pão mais poroso. Para a saúde, é indicado para controlar a glicemia e ajudar na digestão.

Ingredientes: farinha de trigo, farinha de aveia, flocos de aveia, açúcar, açúcar mascavo, sal e água.

Origem: variação do pão caseiro, de origem egípcia

Calorias: 65 kcal (uma fatia)

 

Pão de centeio

Características: feito com farinha branca e farinha de centeio, este pão tem baixa quantidade de gorduras e é indicado para dietas, desde que seja consumido com moderação. “O pão de centeio é rico em fibras que garantem a saciedade e ajudam na digestão. Ele é indicado para as pessoas que sentem muita fome ou gostam de beliscar o tempo todo”, explica a nutricionista Gabriela Maia.

Ingredientes: farinha de trigo, farinha integral, farinha de centeio, açúcar mascavo, água, manteira e sal.

Origem: judaica

Calorias: 65 kcal (uma fatia)

 

Pão australiano

Características: rico em fibras e vitaminas, o pão australiano é macio, adocicado e tem uma cor escura.

Ingredientes: farinha de trigo, farinha integral, mel, cacau e extrato de malte.

Origem: australiana

Calorias: 90 kcal (fatia de 30 g)

 

 

Pão de queijo 

Características: a fama do pão de queijo vem de Minas Gerais, mas sua receita é típica de países da América do Sul, como Brasil, Bolívia, Paraguai e o norte da Argentina. Este pão possui uma textura esponjosa e é rico em calorias e gorduras.

Ingredientes: polvilho doce, polvilho azedo, sal, óleo, ovos, queijo minas e leite.

Origem: latino-americano

Calorias: 65 kcal (unidade de 20 g)

 

Bisnaguinha

Características: preferência entre as crianças, a bisnaguinha é calórica, tem uma textura macia e é comercializada em pequenas unidades, ideal para preparar lanches rápidos.

Ingredientes: farinha de trigo, gordura vegetal, sal, açúcar e ovo.

Origem: desconhecida

Calorias: 45 kcal (unidade)

 

Pão integral

Características: assim como o pão de forma, o pão integral é uma ótima opção para fazer qualquer tipo de lanche, mas com uma diferença: traz ingredientes mais saudáveis. “O pão integral é rico em fibras, o que garante mais saciedade e tira a vontade de comer a todo o momento. O ideal é que a pessoa faça um rodízio de todos os sabores de pães integrais, como linhaça ou aveia porque cada um vai ter um benefício em particular para a saúde”, diz Gabriela Maia.

Ingredientes: farinha integral, farinha de trigo, açúcar mascavo, óleo, sal e grãos (opcionais)

Origem: variação do pão caseiro, de origem egípcia

Calorias: 65 kcal (uma fatia)

 

Pão de batata

Características: muito saboroso, levemente doce e com textura macia, o pão de batata é rico em gorduras e calorias e deve ser ingerido com moderação.

Ingredientes: batata, farinha de trigo, leite, ovos, açúcar, sal margarina e leite.

Origem: desconhecida

Calorias: 96 kcal (unidade pequena)

 

Ciabatta 

Características: pão branco, com aspecto alongado e achatado. Tem textura macia e é polvilhado com farinha. Recomendado para lanches frios ou assados..

Ingredientes: farinha de trigo, sal, água e azeite.

Origem: italiana

Calorias: 118 kcal (unidade sem recheio)

 

Pão preto

Características: ainda que tenha textura macia, o pão preto é um pouco mais denso que o pão de forma. Nutritivo, contém fibras e, como o nome já diz, sua principal característica é a coloração escura.

Ingredientes: farinha de trigo, farinha de trigo integral, manteiga, farinha de centeio, sal.

Origem: russa

Calorias: 70 kcal (uma fatia)

 

 

 

 

Fontes: Camila Fernanda Aroma, consultora de alimentos da padaria Casa Santa Luzía, nutricionista funcional Gabriela Maia e Casa de Pães Maria Louca.

Charlotte Marx
Campineira. 26 anos. Estudante de medicina. Autora e divulgadora do Cyber Séries. A escrita para mim é uma companheira da madrugada, a qual surpreendentemente assume o piano e me encanta com suas nuances. Inseparável da arte, esta só viva quando se pode voar e ser quem desejar. Sou viciada no que faço!Ler, por sua vez, é personificar o universo, é observar o amadurecimento de uma planta chamada vida. É amar veladamente o intracelular.