Será que seus conceitos de biologia estão tão aguçados assim?

Será que seus conceitos de biologia estão tão aguçados assim?

Pois é, caros internautas, não é fácil você acordar no meio da noite por problemas de respiração e encontrar uma aranha em seu quarto! Por menor que ela seja, a aflição que ela pode gerar se você for um aracnofóbico é incomensurável! Você começa a se coçar inteiro, mesmo a metros de distância da dita cuja. Veja a minha situação! Estou na copa de casa e não consigo por o pé no chão, vai que ela percebeu que eu estou aqui e resolve dar uma picada letal nos meus dedões. Inclusive nem nas costas da cadeira estou confiando. E eu como sou uma pessoa que não gosto de jogar tempo fora. Adivinhem? Resolvi falar um pouco de biologia.  Sobre um animalzinho ” gutch gutch de fofo”, vontade de apertar de tão texuguinho. Conhecem o tal do Arctictis binturong ? Se não, então pasmem! Vocês vão amar, olha só a cara do urso-gato-asiático, como popularmente ele é conhecido!

Eu quero um! Vocês não? Não respondam nada, antes de conhecerem um pouco a respeito desse bichano.

O binturong, também conhecido como o urso-gato ou urso-gato asiático, ou urso-gato Palawan, não é nem um urso nem um gato. É um tipo de civeta como o mangusto, e é o único membro de seu gênero da família Viverridae,ele pertence ao Gênero Arctictis e a espécie Arctictis binturong. O habitat natural do urso-gato está nas florestas da Indonésia e de outras florestas tropicais do sudeste asiático.

O urso-gato cresce até três pés de comprimento (60 a 96 centímetros), e usa a sua cauda longa e peluda para subir e equilibrar-se nas copas das árvores. Enquanto se move de galho em galho, a cauda age quase como uma quinta perna para ajudar o urso-gato na escalada. É um animal lento, sua cauda pode ser quase tão longa quanto o corpo e contém glândulas odoríferas para se comunicar com os outros ursos-gatos. O odor de um urso-gato é descrito como de salgadinhos de milho ou pipoca. Surpreendentemente, ele pode girar as patas traseiras para obter um melhor controle e descer de cabeça para baixo uma árvore. Ela tem orelhas arredondadas e um nariz pequeno e pontudo. Sua pelagem é negra, mas o rosto é de um cinza mais claro que lhe dá uma melhor aparência. ( Não concordo, ele é lindão) 

Como um gato, o binturong é noturno e dorme em ramos na copa das árvores. Ela pode pesar até 22 kg, mas geralmente chega a 9-14 kg. Como um urso, é um onívoro. Seu alimento principal é de frutos, brotos e folhas, mas tem sido conhecido por incluir roedores, aves e ovos em sua dieta.Após um período de gestação de aproximadamente 91 dias, as fêmeas geralmente dão a luz a apenas dois filhotes, mas elas podem ter até 6 em uma ninhada. Acredita-se que ela pode atrasar o crescimento do embrião, para coincidir com as condições ambientais favoráveis.

ISSO NÃO PODE ACONTECER….

O homem tem reduzido muito o número de urso-gato e fez deste animal uma espécie em extinção.Os ursos-gatos são caçados para uso medicinal ou para o uso de sua pele, e muitas vezes são capturados quando filhotes para serem vendidos como animais de estimação. Além disso, o desmatamento de seu habitat natural fez com que o número de urso-gato esteja em declínio. Os cientistas acreditam que a sua população tenha diminuído cerca de 30% nas últimas três décadas.Se encurralado no estado selvagem, o urso-gato pode ser perigoso. Ele faz um som de risada quando parece feliz e um agudo lamento se irritado.( Own, I want) Os Ursos-gatos são muito populares na Ásia, como animais de estimação. Eles vivem mais de 20 anos em cativeiro e a vida mais longa registrada deste animal foi de 26 anos.

Fala a verdade? Não tem como não gostar, né?  Já estou pinicando aqui! Acho que a aranha subiu pelo meu cabelo! Estou sentindo suas pernas longas e peludas! Argh! Help! Vocês que estão aí bem que podiam me ajudar! Se eu morrer, vou deixar um bilhete acusando vocês de negligência! Ai! Tá vendo? Estou morrendo! Satisfeitos?

Passado o momento de loucura, retomemos ao assunto principal. Onde estávamos mesmo? Ah sim, na parte que eu mostro a vocês o vídeo final desse post: a alimentação de binturong baby. Ownnnnn!!!

Até a próxima edição, que não sei quando irá acontecer! Falem com Aurélio, se ele me der aumento, tudo certo!

Charlotte Marx

Campineira. 26 anos. Estudante de medicina. Autora e divulgadora do Cyber Séries. A escrita para mim é uma companheira da madrugada, a qual surpreendentemente assume o piano e me encanta com suas nuances. Inseparável da arte, esta só viva quando se pode voar e ser quem desejar. Sou viciada no que faço!Ler, por sua vez, é personificar o universo, é observar o amadurecimento de uma planta chamada vida. É amar veladamente o intracelular.

Close