Nostalgia: Rá-Tim-Bum

Nostalgia: Rá-Tim-Bum

Como esquecer a Cassilda? Euclides? Máscara? Dona Darlene? Professor Tibúrcio? Arinélson? Abelinha? Pinguim pianista? No começo dos anos 90?

Rá-Tim-Bum foi um programa infantil de grande sucesso produzido e exibido pela TV Cultura de 5 de fevereiro de 1990 a 26 de março de 1994. O roteiro era escrito por uma equipe supervisionada por Flávio de Souza da qual faziam parte Cláudia Dalla Verde, Bosco Brasil, Mário Teixeira e Dionísio Jacob. Os atores veteranos Marcelo Tas e Carlos Moreno faziam parte do elenco. A Direção geral foi de Fernando Meirelles.

Com uma fórmula arrojada, com quadros livres, inovou a programação infantil, ainda presa de fórmulas estereotipadas. Ganhou vários prêmios, entre os quais a Medalha de Ouro no Festival de Nova York. O programa era dedicado a crianças em fase de pré-alfabetização, Rá-Tim-Bum ensinava de forma lúdica noções de higiene pessoal, ecologia, cidadania, Português e Matemática.

Foram um total de 192 episódios que foram reprisados durante muito tempo.

Ficou fora do ar na TV Cultura desde 2009. Em 15 de junho de 2014 no aniversário de 45 anos da TV Cultura, no meio do Quintal da Cultura, o programa foi exibido com apenas um episódio. Voltou a ser exibida pela TV Cultura e na TV Brasil e também pela TV Rá-Tim-Bum.

 

Charlotte Marx

Campineira. 26 anos. Estudante de medicina. Autora e divulgadora do Cyber Séries. A escrita para mim é uma companheira da madrugada, a qual surpreendentemente assume o piano e me encanta com suas nuances. Inseparável da arte, esta só viva quando se pode voar e ser quem desejar. Sou viciada no que faço!Ler, por sua vez, é personificar o universo, é observar o amadurecimento de uma planta chamada vida. É amar veladamente o intracelular.

Close