I N I M I G O S – últimos capítulos

I N I M I G O S – últimos capítulos

 

Na próxima terça…

 

Dona Candinha meneou a cabeça em completo silêncio ante o descaramento do marido, que sempre ignorava suas palavras quando não estava disposto a conversar sobre um assunto qualquer.

 

De pronto postou-se à sua frente, medindo-o de cima a baixo, buscando qualquer vestígio de remorso em seu rosto enquanto o contemplava.

Era uma busca absurda, tinha plena consciência disso, mas era o único consolo que lhe restava diante da sina de sofrimento que havia sido submetida há anos e que a consumia em silêncio, beirando muita das vezes o insuportável.

Ela sabia que as viagens de seu marido não eram tão somente para tratar de negócios ligados à fazenda ou à política. Existia outro interesse e com endereço certo no município vizinho, além de um nome próprio: Adalina.

Dona Candinha jamais conseguiu compreender o fascínio que Josué nutria por aquela mulher. Sempre teve conhecimento das paixões que ele mantinha fora de casa, inclusive com mulheres bem mais jovens, mas elas entravam e saiam de sua vida tão rápido como haviam chegado, porém quase vinte anos já tinham se passado e Adalina continuava presente.

Que feitiço tinha sido usado para prendê-lo por tanto tempo? Para convencê-lo a levar a filha bastarda, fruto daquela relação desaprovada aos olhos de Deus, para viver na fazenda, respirando o mesmo ar de Maria Inês e Licurgo, filhos concebidos dentro do legítimo matrimônio?

Dona Candinha olhou rapidamente para a própria imagem que estava refletida no pequeno espelho diante de si: havia chegado aos 48 anos com a impressão de que não vivera realmente ou alimentara qualquer tipo de ambição fora daquelas paredes grossas da casa-sede e dos portões pesados da fazenda Olho d’Água.

Francisco José Siqueira

Um belo dia, comecei a escrever sem saber que me acorrentara para o resto da vida a um amo nobre, mas impiedoso…

Deus quando nos dá um dom também entrega um chicote a ser usado especialmente na autoflagelaçao.

– Truman Capote –

* email para contato: f.araujo72@ig.com.br