Conta mais: Entrevista com a autora Cainara Biondo

Boa tarde leitores!

Estamos começando mais uma edição do “Conta mais”, hoje, temos como convidada especial, a simpaticíssima autora Cainara Biondo.

Léia Cainara Biondo do Amaral, é escritora, atualmente integra a equipe administrativa do Cyber Séries, tem 34 anos, e é casada. Sua terra natal é a belíssima cidade de Blumenau – SC. Cainara nos contou tudo, suas obras, suas dificuldades e desafios. Seus sucessos como autora e muito mais. Acompanhe:

Quando você percebeu que tem talento pra escrita?

– “Sempre adorei escrever, era a forma que encontrava para desabafar. Com o tempo percebi que tanto minhas dores como minhas alegrias se transformavam em lindos Poemas. Mas tudo começou realmente na escola nas aulas de redação, mesmo sendo uma aluna digamos (Rebelde) que não gostava de estudar, eu era a que sempre tirava melhor nota. E uma vez, foi pedido para cada turma fazer uma redação com o tema livre, e a melhor nota de cada turma ganharia um livro. Meu professor de português estava tão certo que a minha seria a vencedora que escolheu o livro especialmente para mim. E quando me entrou e viu minha expressão confirmou: – Eu sabia que você ia gostar! (O livro era “A morte”) Falava tudo sobre os mistérios e as formas de como os Egípcios agiam em seus funerais, o porquê, suas crenças… Ou seja, eu amei o livro. Todas minhas redações sempre acabavam envolvidas com algum desses assuntos, por isso o palpite certeiro. E na dedicatória o primeiro aviso! (Você tem um Dom especial que até hoje vi em poucas pessoas, acredite em você e vá atrás dos seus sonhos, você tem tudo para ser uma incrível escritora! Para mim você já é!) Como não era de ouvir ninguém e nunca tinha pensado nisso, não dei bola. Só depois de anos rabiscando meus papeis e minha amiga pegar no meu pé para eu publicar que comecei a perceber que escrever era tudo que mais gostava. Meu Pai era o que mais acreditava em mim e que mais me apoiava. Com sua ausência acabei parando de escrever por muito tempo”.

 

O que tem a dizer sobre a construção de texto?

–  “Começar a História geralmente é mais complicado, não consigo traçar uma linha, um mapa em ordem, então começo com uma ideia e vou dando vida na hora, tudo é na hora. Conforme vai vindo em minha mente vou colocando no papel. Mesmo que fiquei fazendo rascunhos para não perder as ideias que surgem, as uso pouco, porque quando sento em frente ao computados e começo deslizar meus dedos no teclado e começo a pensar no que meus leitores vão gostar que tipo de personagem vão querer, o que passar através deles, enfim, tudo faço pensando no que meus leitores vão achar, e sempre, sempre escrevo com muito carinho tentando fazer o meu melhor. E acho que tenho conseguido agradar um pouco eles. (rsrsrs) Os comentários de carinho e incentivo é a força que me motiva sempre. Se os vejo feliz e se divertindo me sinto realizada!”

Teve dificuldades para concluir alguma obra?

“Olha, acho que todas de certa forma têm seu grau de dificuldade. Mas Segredos Mortais foi o mais complicado por que fiquei muito tempo sem mexer nele, e fiz muitas alterações, o que me causou confusão e me senti perdida às vezes. Mas depois de ler novamente e voltar a escrever nos acertamos. (rsrsrs) E deu tudo certo! Ainda terá continuação de Segredos Mortais. Vou me esforçar bastante para terminar uns projetos que estou fazendo e começar sua continuação. (Tem muitas coisas ainda melhores para deixar a história perfeita). ”Olha o suspense aí.” Alguns dos meus leitores sempre me cobram a continuação, e podem esperar que terá e espero que este ano ainda!”

Na sua opinião, qual a importância da leitura e escrita na vida de alguém?

“Acho que é tudo! (Em algum momento pelo menos.) Confesso que não sou fissurada em leitura e nunca fui. Sou mais de escrever do que ler. Mas já li alguns livros, A sequencia de Sussurro da Becca então esses devorei em semanas. Gosto muito de ler a noite quando deito para descansar, principalmente de madrugada quando não estou escrevendo estou lendo, ou pelo menos tento. Às vezes a canseira não deixa! E de madrugada não tem interrupções! Ler e escrever são um exercício que faz bem não apenas para o aprendizado, mas principalmente para a alma! Somos livres para escrever o que quiser inventar mundos e lugares e nos transportar para dentro deles”.

Como surgiu a ideia de escrever o livro “Segredos Mortais”? Houve algo ou alguém que a inspirou?

– “Fazia tempo que não escrevia nada, e sempre fui apaixonada por filmes e séries, tenho que assistir um desses pelo menos uma vez duas vezes na semana. Um dia à noite procurando alguma coisa na TV, vi que estava passando Crepúsculo, já havia começado, mas mesmo assim deixei rolar para ver se era bom, e após algum tempo comecei a gostar cada vez mais. Sendo que, alguma coisa nele me incomodava, não gostei, conseguia adivinhas algumas coisas que iam acontecer, até falas. Ou seja, eu estava vendo de uma forma crítica, coisa que eu nunca havia feito, pelo menos não me lembro disso. E assim que terminei de assistir tive muita inspiração em tentar criar uma história que tivesse vampiros e tal, até porque amo tudo sobre isso, vampiros, lobisomem, bruxas, lobos, etc… Mas queria criar algo original mantendo a originalidade dos vampiros que sempre amei, ou seja, seus belos caninos e nada de brilhar no sol, queimar até vai. (kkkk) Daí surgiu Segredos Mortais. ( kkk)”

“Segredos Mortais” fez muito sucesso, parabéns. Como você explica?

– “Então! Espero que ele faça muito mais sucesso ainda! Kkk . Mas eu acredito que consegui chegar perto um pouco do que queria passar para os leitores, suspense, originalidade, muita ação, e acima de tudo, tentei mostrar de uma forma mais leve algumas coisas que estão muito erradas no mundo e o porquê estão assim. Usei algumas comparações que hoje, percebo que acertei em cheio! Uma delas são a semelhança e diferença de como os seres humanos e os animais tratam um de sua espécie! Foquei na importância da amizade também por que acho que é um dos sentimentos hoje que ainda pode ser puro e verdadeiro. (esta em extinção, mas é possível encontrar e fazer bons e verdadeiros amigos) Acredito nisso. Resumindo é isso. Acho que tudo que fazemos com o coração dá certo! Pode demorar, mas dá certo. (Espero não estar errada) kkkk. Mas mesmo que esteja, deixo um conselho para todos que ainda acreditam no poder do sonho. (haja o que houver nunca desistam de sonhar e muito menos de pelo menos tentar realiza-lo). Se você desistir nunca saberá se podia dar certo ou não”.

Você admira algum autor famoso?

– “Sim. Alguns.( Internacional gosto. Becca Fitzpatrick, J.K Rowling, Dan Brown, Alyson Noel, …) ( Brasileiros.. Geraldo Medeiros JR, André Vianco, Augusto Cury, Ruth Arnaldo, Ricardo Netto, Mônica Castro, Thaís Riotto…)”

Quais seus objetivos na vida? Gostaria de destacar?

“Tenho alguns, mas os que mais desejo é: Ver alguma de minhas histórias fazendo muito sucesso na TV/Cinema como filme, seriados, etc. Ser reconhecida pelo meu trabalho e esforço. E claro… Ter milhares de fãs. Seria muito emocionante. O carinho que os fãs nos dão é algo muito mágico e especial, eles conseguem nos fazer sentir realmente especial. Espero muito poder viver do meu trabalho, espero muito não ter que parar de fazer o que amo para ter que trabalhar fora por exemplo. Hoje é o meu marido que arca com tudo sozinho, ajudo sempre que posso com o pouco que posso. Mas queria muito poder chegar juntos e realmente ajudar. Vindo do meu trabalho como escritora seria minha maior realização pessoal! Seria uma libertação incrível! Sem contar que poderia ajudar mais ainda pessoas que vejo se esforçando tanto para alcançar o mesmo objetivo”.

No Cyber Séries, “O portal dos Sonhos” é apenas uma degustação para os leitores de como seu trabalho é genial. Existem outros projetos pra obra? Conte mais se for possível.

– “Sim, é uma degustação para que conheçam a história e vejam se gostam, se os personagens os atraem, os conquistam etc. Sobre outros projetos, estou analisando algumas propostas e cruzando os dedos, mas tudo ainda é muito vago. Tudo vai depender do sucesso da obra! Se gostarem muita coisa boa pode vir mais para frente!”

“Eternas Lembranças” será publicada no CYBER SÉRIES em breve, o que esta nova obra reserva para o leitor?

– “Olha, espero que transmita muita emoção e reflexão sobre os acontecimentos. Muitas coisas serão baseadas em fatos reais. De pessoas diferentes. De acontecimentos marcantes. Espero que o leitor sinta através da leitura a emoção que pretendo colocar em palavras”. 

“Gostaria de aproveitar e dizer que O Cyber Série tem me dado muita determinação e inspiração, tanto para escrever quando para não pensar em desistir, o apoio, atenção, carinho, respeito e reconhecimento pelo meu trabalho tem sido fundamental em minha carreia. Mesmo que seja novo, posso dizer que era o que estava me faltando! E no que depender de mim não irá demorar a ser SUCESSO!!!! Boa sorte e obrigada pela oportunidade de poder mostrar um pouco mais do meu trabalho!”

********

Gostaríamos de agradecer a Cainara Biondo por nos conceder essa entrevista e desejar todo o sucesso merecido por seu talento e determinação em contribuir com a expansão da leitura no país. Desde o primeiro momento, nós do Cyber Séries fomos abraçados por Cainara e sua contribuição nos ajudou a entrar no ar com mais força. Obrigado!

Vamos encerrando o “Conta mais” de hoje, gostou da entrevista? comente logo abaixo.  Não perca, no próximo sábado entrevistaremos mais um convidado especial. ATÉ MAIS!

Wellyngton Vianna
Recifense, 23 anos, CEO fundador do CYBER SÉRIES. "Escrever liberta, podemos criar, recriar e inovar. Podemos tornar públicas as nossas idéias".