Como preparar um suflê de frango ?

Como preparar um suflê de frango ?

 

 

Por trás de tanta leveza temos um clássico da cozinha francesa, que se espalhou também por vários países do mundo. O Suflê desperta atenção por suas características e é sucesso garantido nos restaurantes.

Antonin Carême foi o primeiro a relatar suas experiências com o suflê, isso no século 19. Hoje em dia, existem diversas receitas de suflê, seja salgado ou doce. O nome do prato significa “soprado”, fazendo referencia a característica principal do suflê que é a sua leveza.

Sempre taxado como um prato difícil de fazer, o suflê de fato necessita de uma série de detalhes para que dê certo no final. Segundo o físico-químico Hervé This, o suflê é basicamente uma espuma de clara de ovos adicionada a um preparado, que pode ser o bechamel, ou um purê de frutas.  O creme bechamel é feito com leite, manteiga e farinha.

A clara em neve é a alma do suflê, e por isso necessita de ser extremamente bem batida. Ela proporcionará leveza, volume e estrutura para impedir que o suflê desmonte ao sair do forno. Ao misturar a clara em neve com o creme bechamel, é importante ter cuidado, para não destruir as milhares bolhas de ar que foram criadas. O ideal é colocar sempre em recipientes pequenos, e controlar bem a temperatura do forno, pois uma queda forte de temperatura, fará com que o suflê dê errado.

Simples, leve, e especialidade francesa, o Suflê ganhou diversas variações tamanho sucesso que fez ao longo dos tempos.

 

Ingredientes para o Suflê de frango. 

3 colheres de sopa de azeite

1 cebola picada

2 tomates picados

5 xícaras(chá) de frango desfiado

1 colher (sopa) de salsa picada

sal e pimenta-do-reino a gosto

3 colheres( sopa) de farinha de trigo

4 ovos ( clara e gema separadas)

2 xícaras( chá) de leite

200 g de requeijão cremoso

1 lata de creme de leite

1 pitada de noz-moscada em pó

1 colher( café) fermento em pó

Óleo para untar

Modo de preparo

Passo1: Em uma panela, coloque azeite, cebola, tomate, creme de leite e o requeijão cremoso e leve ao forno médio ( 180º) . Mexa de vez em quando até formar um molho grosso.

Passo 2: Acrescente o frango, salsa, sal, pimenta, farinha e as gemas diluídas no leite.

Passo 3 : Mexa até engrossar ligeiramente.

Passo 4 : Retire do fogo e misture noz-moscada, o fermento em pó e as claras batidas em neve misturando delicadamente.

Passo 5 : Coloque em um refratário retangular médio untado e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar levemente.

Passo 6 : Retire do forno e sirva em seguida. Bom Apetite!

 

 

Charlotte Marx

Campineira. 26 anos. Estudante de medicina. Autora e divulgadora do Cyber Séries. A escrita para mim é uma companheira da madrugada, a qual surpreendentemente assume o piano e me encanta com suas nuances. Inseparável da arte, esta só viva quando se pode voar e ser quem desejar. Sou viciada no que faço!Ler, por sua vez, é personificar o universo, é observar o amadurecimento de uma planta chamada vida. É amar veladamente o intracelular.